LiveZilla Live Help 

Ensino

O crescente investimento italiano no Brasil tem feito aumentar o interesse pela língua italiana, já muito usada em estudos no exterior.

Pensando nisso, a ACIRS, vinculada ao Governo da Itália, e após 23 anos de experiência acumulada no ensino da Língua e da Cultura Italiana, oferece seus Cursos com base nos critérios estabelecidos pelo QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS, o que possibilita um aprendizado mais amplo tanto na expressão oral quanto no aspecto gramatical.

Além disso a ACIRS é a única Instituição, no Estado do Rio Grande do Sul, habilitada a aplicar a prova em PARA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ITALIANA (CILS), em parceria com a Universidade de Siena, o que oportuniza a obtenção de Bolsas de Estudo e ingresso facilitado no SISTEMA DE ESTUDO DO QUADRO COMUM EUROPEU.

Por outro lado, o formato dos Cursos da Instituição está vinculado às NORMAS PARA O RECONHECIMENTO EUROPEU.

No nosso Estado, a ACIRS é a única Entidade credenciada junto à Universidade de Siena - Itália, para aplicar as provas da CILS, que ocorrem nos meses de junho e dezembro de cada ano.

CURSO DE LÍNGUA ITALIANA

"Nuovo Progetto Italiano 1,2,3".
Características didático-pedagógicas do Curso:
a) equilíbrio entre os elementos comunicativos e gramaticais;
b) diálogos simpáticos e atividades motivadoras;
c) desde o primeiro momento, o aluno aprende a se comunicar;
d) completo, oferece vários materiais integrados e em constante atualização;
e) apresenta a Itália moderna, fornecendo muitas informações e curiosidades sobre a realidade e a cultura italianas;
f) cativante, claro e sistemático;
g) abordagem em espiral: desta forma, as estruturas e palavras encontradas nas unidades anteriores são retomadas sistemáticas nas unidades posteriores;
h) maior variedade de técnicas didáticas;
i) uma ou duas novas atividades de reutilização, para cada unidade, sobre as funções lexicais e comunicativas;
j) CD áudio; DVD vídeo curso (acompanha o livro fornecido ao aluno no início do semestre); CD- ROM para download on-line.

O Curso: o curso completo de língua e cultura italiana da ACIRS é composto por 10 etapas de 64 horas-aula cada, em conformidade com os padrões para o ensino da língua estrangeira do Quadro Comum Europeu de Referência.

O curso é dividido da seguinte forma:
Curso Básico: A1, A2, A2+

Curso Intermediário: B1, B1+, B2 (concluída esta etapa, o aluno já está oficialmente apto a concorrer a situações de trabalho e/ou estudo na Itália)

Curso Avançado: B2+, C1

Conversação A: poderão se matricular no Curso de Conversação A (Básico) aqueles alunos que completaram o nível 4, do curso tradicional de italiano, ou o nível A2+ dos cursos novos da ACIRS. Inserem-se também nessa oferta alunos que já concluíram o curso e que querem iniciar a comunicação a partir de um nível mais básico.

Conversação B: está apto à frequência do Curso de Conversação B (Avançado) aquele aluno que concluiu o Curso de Língua ou que tem conhecimento equivalente ou superior ao nível B2 do Quadro Comum Europeu para as línguas.

Provas de Nivelamento: para ascender a níveis superiores, há a necessidade de submeter-se a uma prova de avaliação de conhecimento da Língua Italiana.

1. CURSO EXTENSIVO

Duração: o curso é realizado em períodos semestrais, sendo o 1º semestre de março a julho e o 2º semestre de agosto a dezembro.

Programação dos Cursos: um encontro por semana, com duração de 3h20min.



2. CURSO INTENSIVO

Duração: 56 h/a, divididas em 14 encontros, para cumprimento do 1º nível ou 2º nível do Curso Extensivo.

Realização: janeiro e julho.


MINICURSOS

Abordam assuntos pontuais e têm curta duração: em geral, entre 10 h/a e 20 h/a.

Temas mais comuns:
a) O Cinema Italiano.
Estudo da filmografia italiana. Argumentos. Atores. Cineastas.
b) Italiano para Viagem.
Abordagem de vocabulário necessário ao viajante, para executar tarefas quotidianas na Itália. Por exemplo: ida ao supermercado, museus, lojas, metrô, farmácia, etc.

O aluno recebe material sobre a matéria abordada, elaborado pela ACIRS.

c) Gramática Italiana.
Revisão dos principais pontos da gramática italiana. É voltado a alunos que já estão estudando o idioma ou àqueles que, tendo concluído o curso, desejam revisar temas gramaticais.

d) Curso Preparatório para a Università Roma III - (Área do Direito).
Este Curso alia o vocabulário do quotidiano (item b) com termos específicos do Direito), abordando questões relacionadas à área, com a finalidade de preparar o aluno para os Cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela referida Universidade.

e) Curso Preparatório para os Cursos do Politécnico de Milão - Áreas: Engenharias e Design (Moda e Produtos).
Vocabulário para a vida quotidiana e termos específicos das áreas apontadas.

f) Cursos pontuais abertos de acordo com a demanda.


A preparação e atualização dos professores têm supervisão do Consulado e, atualmente, são realizadas pela Università Ca’ Foscari de Veneza com cursos e exames uma ou duas vezes ao ano. O corpo docente enfrenta, gradualmente, os testes de proficiência que certificam seu conhecimento da língua italiana.
A certificação – Certificação de Italiano como Língua Estrangeira (CILS)- é aplicada pela Università per Stranieri di Siena.
A partir de 2007, a ACIRS dispõe os exames CILS também aos alunos e à comunidade em geral, sendo ela a única autorizada a realizá-los no Rio Grande do Sul. As provas ocorrem duas vezes ao ano – em junho e dezembro.

Inscrições: através do nosso site (Matrículas Online).

INFORMAÇÕES
LOCAIS DOS CURSOS
 
HORÁRIOS DOS CURSOS
 
INVESTIMENTO
Valores de Matrícula e Taxas
Porto Alegre | Grande POA | Interior
 
MAIS INFORMAÇÕES
O Curso de Italiano | Projeto do Curso | Cursos Extensivos | Cursos Intensivos | Matrículas Online
 

VOLTAR AO TOPO